Blog

Medicina humanizada: Metodologia e certificação Planetree

Blog
0
O cuidado centrado na pessoa e a dimensão humana na área da saúde são as bases da metodologia Planetree, criada nos Estados Unidos, em 1978, por Angelica Thieriot. Nessa metodologia de cuidado e tratamento, o foco está na experiência do paciente, indo desde o planejamento do ambiente hospitalar e de…

Apresentando o Conselho de Pacientes do Grupo Care Anestesia

Blog
0
O Conselho Consultivo de Pacientes é uma das mais novas iniciativas do GCA, o Grupo Care Anestesia, e tem como objetivo trabalhar nos pilares de humanização e melhoria de atendimento, que fazem parte das bases que formam a organização. Este é o primeiro time de anestesia da América Latina, acreditado…

Positividade e Saúde lado a lado no ambiente hospitalar

Blog
0
Dando continuidade à nossa série de posts sobre o processo de humanização no atendimento ao paciente, hoje vamos falar um pouco sobre a importância da combinação entre positividade e saúde. Especialmente em momentos delicados e de grande tensão, como durante internações e cirurgias, é essencial manter a leveza, o bom…

Como os hospitais se adaptaram à Medicina Humanizada?

Blog
0
Planejamento pré-cirúrgico feito por meio de realidade virtual. Cirurgias robóticas feitas à distância ou com transmissão ao vivo para cirurgiões em outros lugares do mundo, presentes na sala de cirurgia por meio de hologramas. Resultados de exames disponíveis com hiperaumento em realidade virtual. A inserção de novas tecnologias e a…

Patch Adams: o pai da humanização na Medicina

Blog
0
Conceito que vem sendo cada vez mais discutido nos últimos anos, a Medicina Humanizada usa técnicas e medidas que ajudam a trazer acolhimento, segurança e confiança ao paciente, de modo a colaborar com sua recuperação. Nas próximas semanas, a GCA trará novos conteúdos, informações e dados para explicar a Medicina…

Saúde mental: Cuidar da mente é cuidar da vida

Blog
0
2022 chegou e, com ele, uma das campanhas mais importantes do ano inteiro: o Janeiro Branco, que alerta a sociedade sobre questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional. A campanha acontece no início do ano por ser um momento de reflexão quanto a planos, sonhos e metas, o…

Risco da anestesia em pacientes obesos

Blog
0
Para a segurança do paciente, podemos evitar ou mitigar os riscos da anestesia em pacientes obesos, antes mesmo do agendamento do procedimento anestésico, considerando primeiramente a importância do acompanhamento do seu quadro clínico pelo médico e a consulta pré-anestésica com o anestesista, orientando a importância da perda de peso,  incluindo…

O papel do anestesiologista em cuidados paliativos

Blog
0
Quando falamos do profissional anestesiologista, frequentemente associamos sua atuação a procedimentos cirúrgicos, porém seu papel é mais amplo e vai além disso. Uma das condições que necessitam dos conhecimentos do profissional anestesiologista são alguns cuidados indicados como necessários aos paliativos. O cuidado paliativo é a abordagem que tem como objetivo…

Porque utilizar intubação durante a Anestesia Geral

Sem categoria
0
A anestesia geral é administrada geralmente por via endovenosa e inalatória (exclusivo ou combinado), e atua no bloqueio dos estímulos no sistema nervoso central. Habitualmente o paciente fica inconsciente e necessita de suporte ventilatório, para manutenção da vida, pois o paciente perde a capacidade de movimentação dos músculos que envolvem…

Redução de complicações da anestesia em Emergência

Blog
0
A realização de procedimentos anestésicos em situação de emergência constitui um desafio para os anestesiologistas. Estas situações podem envolver desde a necessidade de sedação até a completa anestesia, dependendo da necessidade de intervenção no momento da emergência. Frequentemente as intervenções relacionam-se com procedimentos diagnósticos (como a realização de exames), e…
Menu