Blog

Risco da anestesia em pacientes obesos

Blog
0
Para a segurança do paciente, podemos evitar ou mitigar os riscos da anestesia em pacientes obesos, antes mesmo do agendamento do procedimento anestésico, considerando primeiramente a importância do acompanhamento do seu quadro clínico pelo médico e a consulta pré-anestésica com o anestesista, orientando a importância da perda de peso,  incluindo…

O papel do anestesiologista em cuidados paliativos

Blog
0
Quando falamos do profissional anestesiologista, frequentemente associamos sua atuação a procedimentos cirúrgicos, porém seu papel é mais amplo e vai além disso. Uma das condições que necessitam dos conhecimentos do profissional anestesiologista são alguns cuidados indicados como necessários aos paliativos. O cuidado paliativo é a abordagem que tem como objetivo…

Porque utilizar intubação durante a Anestesia Geral

Sem categoria
0
A anestesia geral é administrada geralmente por via endovenosa e inalatória (exclusivo ou combinado), e atua no bloqueio dos estímulos no sistema nervoso central. Habitualmente o paciente fica inconsciente e necessita de suporte ventilatório, para manutenção da vida, pois o paciente perde a capacidade de movimentação dos músculos que envolvem…

Redução de complicações da anestesia em Emergência

Blog
0
A realização de procedimentos anestésicos em situação de emergência constitui um desafio para os anestesiologistas. Estas situações podem envolver desde a necessidade de sedação até a completa anestesia, dependendo da necessidade de intervenção no momento da emergência. Frequentemente as intervenções relacionam-se com procedimentos diagnósticos (como a realização de exames), e…

Diferença entre “coma” e “coma induzido”

Blog
0
É frequente a utilização dos termos “coma” e “coma induzido” para descrever as condições clínicas do paciente, no entanto, mesmo que parecidos, significam coisas diferentes. O “coma” é o estado de redução da consciência com perda parcial ou completa da responsividade aos estímulos externos. Nesta condição, o paciente é incapaz…

Procedimento Anestésico em Pacientes Alérgicos a Látex.

Blog
0
A atuação do anestesiologista no processo cirúrgico vai além da administração do anestésico. Este profissional é responsável por prever os riscos envolvidos no procedimento e planejar o procedimento anestésico para cada paciente. Neste contexto também é importante destacar a alergia como principal tema e que cada vez mais está presente…

O que o anestesiologista faz após a cirurgia?

Blog
0
A atuação do anestesiologista no pós-operatório é determinante para alcançar os resultados planejados do procedimento cirúrgico. Este profissional tem como responsabilidade nesta fase, garantir a recuperação do procedimento de anestesia realizado durante a cirurgia e prevenir ou controlar a dor que o paciente pode sentir. A recuperação do procedimento de…

Protocolo para Avaliação Pré-anestésica no processo cirúrgico

Blog
0
Mundialmente a segurança no processo anestésico cirúrgico tem sido considerada como um dos principais desafios na área da assistência da saúde. Desde 2008 a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a campanha mundial “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, que orientam um conjunto de cuidados para reduzir a chance de falhas e…

Mecanismo da Dor e Anestesia

Sem categoria
0
A palavra dor tem origem no latin, e significa sofrimento. Após vários estudos, hoje é possível afirmar que a dor é uma condição complexa e que não se resume a uma sensação desagradável. Trata-se de uma modalidade sensorial essencial à sobrevivência, principalmente quando nos referimos à dor aguda (que pode…

Saiba mais sobre Bloqueio Regional

Sem categoria
0
O Bloqueio Regional é uma solução anestésica local, que atua em determinada região do corpo. Essa anestesia a ação de nervos que conduzem a dor ao paciente, impedindo que sinta dor na área anestesiada durante algum procedimento cirúrgico.  Essa ação de anestesia propicia ao paciente o alívio da dor em…
Menu