Equipes contam com tecnologia de ponta para garantir segurança ao paciente.
Parece ficção, mas lá pelos anos 80, para reduzir o número de baixas em campos de batalha, o Departamento de Defesa americano investiu em um programa para projetar robôs capazes de realizar cirurgias, que seriam controlados remotamente por médicos. Hoje, a chamada cirurgia robótica é uma realidade que está ajudando em muitos procedimentos médicos em várias especialidades.
O GCA – Grupo Care Anestesia emprega essa tecnologia em vários de seus procedimentos com benefícios importantes para o paciente, dos quais se destaca o fator segurança, pois o processo permite ações menos invasivas com o máximo de precisão. O equipamento denominado plataforma Robótica Da Vinci, permite controle absoluto aos médicos, pois além de proporcionar movimentos precisos, fornece visão privilegiada de todo o processo através de câmeras que transmitem imagens nítidas para uma tela de alta definição.
É claro que a Cirurgia Robótica é uma contribuição importante para a medicina, e ter disponibilizado essa tecnologia para centenas de pacientes é motivo de orgulho, afinal, foram mais de 500 procedimentos até agora. Mas o que realmente enaltece esse trabalho é a competência dos profissionais que de fato controlam a máquina e conduzem com excelência todo o processo. Ressalta-se a capacidade dos anestesistas especializados do GCA de planejar e adaptar todo o procedimento anestésico para que seja possível a sua execução por meio do robô. O time de anestesistas, permanentemente em processo de especialização, absorveu a tecnologia robótica e desempenha suas atividades com qualidade e segurança, fundamentais ao paciente. Enfim, é notório que a tecnologia robótica agregou bastante à atividade médica. Mais importante, principalmente, é destacar o currículo do time de anestesistas do Grupo Care Anestesia. Profissionais cuja competência do mais alto grau permitiu ao GCA conquistar o Certificado de Acreditação da QMentum Internacional – um dos mais importantes do mundo. Seja em procedimentos tradicionais ou por meio da cirurgia robótica, a qualificação dos anestesistas do GCA tem papel imprescindível. Nesse último caso, os braços do robô são conduzidos pelas mãos competentes desses profissionais.