Inspirado pela necessidade de contribuir em projetos sociais de forma mais ativa, o Grupo Care Anestesia (GCA) teve a iniciativa de participar do Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus. Desde 2019, o projeto visa prestar atendimento de saúde para mais de mil comunidades ribeirinhas na região amazônica. O anestesiologista Dr. Juliano Antonio Aragão Bozza (CRM 121.502) representou o time GCA na 64ª expedição, que ocorreu em dezembro de 2022.
O Barco Hospital recebe mais de 10 voluntários em cada expedição, que tem duração de 7 a 10 dias, além dos 20 tripulantes fixos. A jornada do Dr. Juliano Bozza iniciou com uma viagem de Campinas (SP) até Belém (PA). Depois disso, navegou durante cerca de 7h pelo Rio Amazonas e seus afluentes até chegar ao destino final: Comunidade de Santo Antônio e Porto de Óbidos.
Para atender à população do lugar, o Barco Hospital oferece uma estrutura completa. O segundo andar é formado por consultórios médicos e odontológicos, laboratório de análises clínicas e salas de medicação, vacinação e oftalmologia. Também possui um centro cirúrgico, leitos de enfermaria e equipamentos de diagnóstico por imagem.
O Dr. Juliano Bozza ainda conta que no primeiro andar localizam-se todos os aparelhos necessários para o funcionamento da embarcação. Já no terceiro ficam os dormitórios, a cozinha, o refeitório e a área administrativa. Por fim, o quarto andar é usado para confraternizações, missas e atividades de relaxamento.
Com o objetivo de agilizar os atendimentos, o Barco Hospital Papa Francisco tem o apoio de duas “ambulanchas”. Uma delas é responsável pelas triagens nas comunidades ribeirinhas, enquanto a outra abriga equipamentos de urgência e emergência para casos mais graves. A dinâmica do projeto funciona de maneira bastante organizada, como ressalta o Dr. Juliano.
O anestesiologista explica que o povo da região muitas vezes não tem acesso à saúde básica e até a cirurgias essenciais para continuar realizando as atividades de sustento, como pescar. “Essas comunidades sofrem com a dificuldade para conseguir assistência médica e odontológica, devido à distância do local e ao custo para deslocamento. O Barco Papa Francisco veio para ampará-las”.
Os imprevistos no caminho
Como em toda jornada, situações inesperadas podem acontecer. Na missão voluntária do Dr. Juliano Bozza não seria diferente. No segundo dia de expedição a embarcação passou por problemas elétricos, um contratempo crítico, já que a sua tecnologia é dependente da eletricidade. “Era nítido nos rostos da tripulação a apreensão e a tristeza diante da possibilidade de suspender os atendimentos”, relata o médico do GCA. Felizmente, o imprevisto foi solucionado e o compromisso pôde continuar.
O mergulho em cada história
As vivências que passam pelo Barco Hospital Papa Francisco comovem e despertam o lado humano. Um dos atendimentos que marcaram o Dr. Juliano Bozza foi o de uma criança com paralisia cerebral, que precisava extrair mais de 10 dentes. A menina sentia dor há meses e estava sem comer direito. Por meio de sua atuação, fora possível fazer a analgesia e sedação necessária para que o procedimento fosse realizado de forma exitosa.
“Ao término, já na recuperação, recebi um abraço da irmã da paciente, que era uma ajudante da tripulação. Ela disse que tínhamos mudado não só a vida da criança, como também de toda a família que estava sofrendo”. O anestesiologista revelou que retornar para a sua realidade em Campinas foi um choque, mas conseguiu trazer muitos aprendizados das duras histórias para o seu dia a dia.
A travessia entre a missão e o dever cumprido
A 64ª expedição do projeto foi um sucesso. A equipe da embarcação realizou:
- 6.054 atendimentos;
- 1.923 exames laboratoriais;
- 125 cirurgias;
- 354 testes oftalmológicos;
- Distribuição de 624 kits de farmácia;
- 18 mamografias;
- 18 raios X;
- 87 coletas de papanicolau;
- 16 testes de covid.
A sensação de missão cumprida emociona voluntários e tripulantes. “Carrego ao fim desta jornada reflexões e agradecimentos. E fica claro que o impacto na transformação pessoal leva para uma melhora do coletivo. Agradeço ao Grupo Care Anestesia pelo apoio, a todos os envolvidos no projeto e à minha família, que me faz ser melhor a cada dia.”, finaliza o anestesiologista.
Em nome de toda a equipe GCA, parabenizamos o Dr. Juliano Bozza pelo trabalho impecável que realizou no Barco Hospital Papa Francisco. Sem dúvidas, a sua vontade de cuidar e ajudar transformou muitas vidas. Que você possa continuar exercendo com paixão e empenho o seu propósito, seja em nosso time ou nas próximas expedições no Rio Amazonas.
Quer saber mais sobre o projeto ou contribuir para que ele prossiga ajudando as comunidades ribeirinhas? Acesse o site: http://franciscanosnaprovidencia.org.br/