O Grupo Care Anestesia (GCA) marcou presença no Planetree Experience, em 24 de fevereiro, no Hospital Israelita Albert Einstein, uma das unidades de saúde mais renomadas do Brasil. O evento reuniu líderes e executivos com alta relevância no mercado para promover diálogos sobre temas como a experiência do cliente e a jornada do colaborador.
O Planetree Experience é uma iniciativa promovida pelo Escritório Planetree Brasil em parceria com o Escritório de Excelência Einstein. O seu principal objetivo é discutir a evolução do movimento global de cuidado centrado na pessoa e os seus impactos na rotina das instituições de saúde.
Diretor-presidente do GCA e coordenador de anestesiologia do Vera Cruz Hospital, o Dr. Gabriel Redondano participou do “Talk Show Liderança Transformativa” para compartilhar a sua visão e experiência adquiridas ao longo dos anos na área da gestão em anestesiologia.
Durante a sua palestra no encontro, o Dr. Gabriel explicou como é ter uma empresa de anestesiologia dentro de um hospital capaz de transformar a vivência perioperatória do paciente, além de abordar a importância do cuidado humanizado. “O hospital precisa ser amigável aos pacientes e seus familiares, esse é um grande desafio das instituições. Nada substitui o acolhimento, o toque e o abraço”.
Além disso, o anestesiologista elucidou que o paciente, quando procura uma assistência médica, reconhece a segurança e a tecnologia como fatores que estão inerentes ao atendimento hospitalar. Por isso, a humanização e o acolhimento fazem a diferença, tornando o indivíduo um precursor do NPS, uma métrica usada para medir a satisfação dos clientes.
Baseado nisso, o GCA conquistou a Certificação Internacional Planetree, uma metodologia criada nos Estados Unidos (EUA) com foco na experiência do indivíduo. Como explicou o Dr. Gabriel Redondano durante o encontro, “o Planetree vem para resgatar o que temos em nosso interior e que, muitas vezes, não foi ensinado na formação médica e de vida”. O grupo ainda conta com um Conselho Consultivo de Pacientes para propor melhorias que possam impactar e otimizar a jornada anestésica-cirúrgica do paciente, além de colocar as sugestões em prática.
Quando questionado pela mediadora Pryscila Kiehl, do Escritório Planetree Brasil, sobre quais foram as iniciativas de transformação que a equipe teve, o Dr. Gabriel citou soluções como a linha de cuidado pediátrica. “Na avaliação pré-anestésica, perguntamos qual é o desenho que a criança gosta de assistir e seus personagens favoritos. O paciente mirim recebe um kit para colorir e assiste a uma animação para entender como funciona a jornada anestésica-cirúrgica”.
O diretor-presidente do GCA ainda aponta que a equipe utiliza essências com cheiros leves e agradáveis, que são escolhidas pelos pequenos. Os curativos também são temáticos, com o adesivo do personagem favorito da criança. São exemplos de medidas de humanização que elevam a excelência do cuidado médico. “Pensando no ganho do hospital também, o número de cirurgias pediátricas aumentou em quase 20% depois dessas ações implementadas”, revelou.
Além disso, os participantes do Talk Show falaram sobre a importância de ouvir pacientes e colaboradores. Em relação à implantação dessa escuta ativa no GCA, o Dr. Gabriel esclareceu que é necessário respeitar as individualidades. “A anestesia vai permeando vários setores do hospital, e cada um deles possui suas chances de melhorias. Como eu estou em todos eles, não posso tomar uma decisão sem a vivência das outras pessoas”.
No fim do evento, em entrevista à equipe de comunicação do GCA, o anestesiologista explicou a importância desse processo. “Quando ele [o profissional] observa que a sua sugestão de melhoria teve resultados, ele não só fica satisfeito como ainda se torna um promotor de falar bem da instituição, e outros colaboradores se sentem empoderados”.
A programação do Planetree Experience também contou com outras palestras sobre humanização, a busca contínua pela melhor experiência do paciente e a perspectiva do cuidado centrado na pessoa. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos em “Customer Experience Insights” com Tomás Duarte, um dos maiores especialistas da área no Brasil e na América Latina.